Macua

O Nome é Macua porque eu nasci no coração do território dos Macuas, uma das maiores e mais antigas tribos africanas, residente no actual território de Moçambique. Este Blog não pretende ser um blog sobre usos e costumes de Macuas e outras tribos africanas, é apenas um local onde tomarei notas, farei registos, comentarei factos que de alguma forma mexem comigo. Assim, o nome deste blog, mais não é que uma pequena homenagem a essa gente que admiro.

A minha foto
Nome:
Localização: Rockville, Maryland, United States

Caso se dê ao trabalho de rolar o blog até ao final, encontrará um grupo com os resultados de alguns testes (25), que, segundo os autores, revelam quem sou. Aproveite para fazê-los e conhecer-se um pouco melhor também. Divirta-se. (Esta secção está disponível apenas em Inglês e por isso as minhas sinceras desculpas.)

Google

quinta-feira, setembro 01, 2005

O Circo Chegou á Cidade

O clima era de euforia e festa, jamais o esquecerei.
Chegavam sem avisar e de pronto a excitação se instalava nas nossas pacatas vidas.
Ele eram as tendas, os artistas, ursos, malabaristas e palhaços!
"Entrai que não custa nada, à saída é que se paga!" berravam gigantones e pernilongos com as vozes distorcidas pelos rudimentares amplificadores de som. A tenda
Enchíamo-nos de excitação e expectativa perante os prometidos fenómenos e proezas. Mal contínhamos a ansiedade de ver o espectáculo começar.
A nossa rotina alterava-se. Deixávamos de ir directos para a piscina do clube após a missa de domingo para irmos ver se o circo estava montado e o show pronto a mostrar-se.
Espreitávamos as carruagens dos artistas, e maravilhávamo-nos com as jaulas das bestas, as gaiolas com aves raras, os músculos do homem mais forte do universo e até com a pequenez dos anões.
Fingíamos não perceber o brilho das lantejoulas empalidecido por remendos mal amanhados nas belas roupas festivas das deslumbrantes assistentes na pista.
Queríamos circo, queríamos festa, queríamos deslumbrar-nos com as anunciadas façanhas.
Até que era enfim chegado o grande momento.
Acendiam-se a luzes, berrava a música, rufavam tambores e começava a festa!
Desfilavam os cavalos, exibiam-se ursos e leões. Malabaristas, trapezistas e pavões. Pasmem-se! Até mesmo, polícias e ladrões!
Ave Rara!Esvoaçavam as aves raras exibindo as suas coloridas plumas.
Troavam as palmas, estalavam pipocas e voavam balões.
Rebentava a gargalhada fácil no grande e aguardado momento da exibição dos palhaços! Músico era o palhaço rico. O outro um pobre palhaço!
As horas iam passando e quase imperceptivelmente começava o cansaço a apoderar-se de nós e a tomar-nos conta do corpo e da alma.
Quando o espectáculo terminava íamos saindo, com um sorriso forçado, obrigando-nos a não revelar um certo desapontamento. Não o admitíamos nem ao mais cúmplice dos amigos, mas a verdade é que todos nós sentíamos um misto de alegria pela rotina quebrada, e um certo desapontamento de termos visto uma repetição do circo do ano anterior. Talvez até com os mesmos artistas, as mesmas bestas, palhaços, pavões, polícias e ladrões.
Sentíamo-nos obrigados a afirmar que tinha sido o melhor de sempre. Não aceitávamos que toda a excitação e expectativa se esfumasse num "dejá vú", num "replay" do que víamos como espectáculo de circo ano após ano.
Afirmávamos uns aos outros que no ano seguinte não faltaríamos. Lá estaríamos de novo para o maior espectáculo do mundo.
Levantada a tenda, voltávamos às nossas rotinas. Escola pela manhã, estudo em casa pela tarde. Ao domingo depois da missa encontrávamo-nos na piscina do clube. Tudo voltava a ser como sempre fora.
... ... ...
Estou agora a lembrar-me que deverei levar amanhã o meu filho a ver o início da campanha eleitoral para a Presidência da República. Ele também sente a excitação da festa! A sua rotina também será quebrada por uns dias!

3 Comments:

Blogger Fernando Almeida said...

Senhoras e senhores, meninos e meninas... O circo começou e tem uma nova atracção: O bloquista Francisco para partir a louçã toda....

sábado, setembro 03, 2005 3:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quando criança, nada melhor pra sair da rotina do que o circo, nao importa o quão inedito é o espetáculo não é. Aliás, não acho que a vida de uma criança seja rotineira, e o circo, com certeza, deve fazer parte da vida de todas elas.
Beijo, te adoro. Virou rotina eu dizer isto a voce? Claro que nao..por isto digo denovo, TE ADORO.

segunda-feira, setembro 19, 2005 4:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

quarta-feira, novembro 18, 2009 12:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home